O famoso slogan da rede de supermercados Pão de Açúcar prometia bons momentos para quem pode pagar, em média, 15% mais caro.
"Lugar de gente feliz"
Após apresentar prejuízo no primeiro trimestre de 2023 a rede intensificou seu movimento de volta aos públicos A e B.
Essa gente feliz tem menos sensibilidade aos preços praticados pela rede e, nas faixas mais altas, até preferência por comprar em lugares ainda mais caros, como a rede St. Marché ou na Casa Santa Luzia.
Diante de uma crise no consumo, cada um corre para o que considera seu abrigo, seja voltando às classes mais baixas, como a Riachuelo, que fechou a loja da Oscar Freire, a Renner que está fechando lojas da Camicado, ou o GPA reconectando com o alto padrão, como declara seu CEO, Marcelo Pimentel.
O executivo liderou o movimento upscale nas Lojas Marisa e promete fazer o mesmo com o Pão:
Pão de Açúcar vai voltar a ser supermercado premium
As localizações das lojas favorecem esse movimento, sendo que a parceria entre Abílio Diniz e Carlos Alberto China foi um dos maiores cases de Geomarketing no Brasil, assegurando pontos estratégicos nos principais centros urbanos.
A estratégia de uma marca, como no caso de sucesso do Pão de Açúcar, quando parte de uma visão clara de Produto, Preço e Promoção, resulta em localizações que dão suporte a esse posicionamento premium.
Assim foram selecionadas localizações em regiões com o perfil de público A e B, muitos desses lugares se qualificaram e hoje são essencialmente A.
O acerto na escolha das localizações é porto seguro para onde a rede poderá voltar de sua experiência malsucedida com outros públicos.
Em todos os casos, estas e outras redes estão procurando proximidade com seus públicos-alvo, quase que um "Oi sumido" em tempos de crise.
É assim no Brasil, foi assim nos Estados Unidos quando a Amazon adquiriu por 13.7 bilhões de dólares a rede de supermercados de alto padrão Whole Foods em 2017.
O inusitado movimento de uma rede de ecommerce para o negócio de produtos frescos e perecíveis tinha entre suas principais motivações:
- Lojas em áreas de alta renda
- A Whole Foods é mais parecida com um hortifruti, vendendo produtos frescos, do que um mercado clássico, que vende mais produtos industrializados
- Produtos frescos são bem mais caros do que os industrializados
- Itens FLV (frutas, legumes e verduras) são comprados frequentemente e escolhidos na hora
- Amazon pode usar para as lojas para modalidade compre e venha buscar ou como posto avançado para entregas rápidas
- Dados da histórico de compras de consumidores de alta renda
- Centenas de produtos da marca própria que é super bem reconhecida
Para que essas movimentações sejam certeiras, é preciso se guiar por mapas que apontem o caminho até os consumidores.