Era uma cidade de primeira, ao engatar a segunda marcha ela já tinha terminado.
Existem lugares tão pequenos e coesos que mal faz sentido pensar em separá-los, pois funcionam como um todo, sendo possível ir de uma ponta a outra em poucos minutos.
Assim como existem lugares tão grandes que somam cidades em si, como as metrópoles e megalópoles.
Quanto maior for um lugar, com mais pessoas habitando e circulando, maior será a complexidade de sua rede de relações espaciais, com partes funcionando como dormitório e outros como centros empresariais dinâmicos.
Ao estudar mercados de maior porte, temos o trabalho de decompor esses papéis espaciais, separar suas partes em blocos que façam sentido em si e em relação ao todo.
Chamamos esse trabalho de Segmentação Espacial ou Segmentação Geográfica.
A habilidade para dividir o espaço é valiosa, a começar porque podem ser usados critérios diferentes para executá-la.
Corte e recorte
Mesmo os cortes bovinos podem variar bastante, com o padrão brasileiro respeitando a anatomia dos membros, procurando mantê-los coesos, enquanto o padrão americano é mais linear e atravessa partes.
É interessante notar que essa mentalidade é mais abrangente, alcançando também as divisões territoriais.
Sendo que no Brasil temos o desenho dos Estados demarcados por fronteiras naturais como cadeias de montanhas e rios, enquanto nos Estados Unidos o corte é linear sobre o mapa.
Ao dividir uma cidade em partes, começamos pela divisão básica de centro e periferia, sendo que cidades maiores terão mais centralidades além da típica região chamada de centro.
Isso leva a uma classificação de suas regiões por algum critério adicional, como perfil das atividades: centro industrial, centro comercial popular, centro empresarial.
Em 2021, ainda durante a pandemia, publicamos um estudo sobre o Perfil dos Bairros de São Paulo com destaque para o perfil de seus trabalhadores.
O foco era identificar as regiões mais vulneráveis e aquelas que estavam em crescimento em função da presença de profissionais que podiam trabalhar de casa, a Classe Criativa.
Existem inúmeras abordagens possíveis e tratamos delas em outros artigos:
O que são nichos de mercado?
O conceito de identificação de necessidades ainda não plenamente atendidas.
Um nicho para chamar de seu
Técnicas para identificar nichos
Recortando o mercado
Depois de encontrar um bom nicho, é hora de medir seu tamanho.
Comportamento de Consumo
Os nichos mentais, formas de perceber a realidade que moldam novas preferências.
Evoluindo com a segmentação
Como usar a técnica de nichos mesmo em mercados que não são nichos.