Diversas cidades do Brasil possuem bairros chamados Cidade Nova, que remetem a projetos urbanísticos mais modernos do que os demais.
Este movimento segue ganhando força e agora são mais do que bairros, cidades inteiras estão sendo projetadas.
No Japão, encontramos uma cidade totalmente pensada para veículos autônomos sendo construída pela Toyota e a cidade flutuante, Dogen City.
O continente africano abriga dois projetos, Itana na Nigéria, um centro industrial e tecnológico financiado por capital de risco, e a futurista Akon City, no Senegal, inspirada em Wakanda, a cidade do filme Pantera Negra.
El Salvador planeja criar a Bitcoin City, a ser construída próxima de um vulcão, que vai alimentar o processo de mineração da moeda virtual com energia geotérmica.
A ideia de que o Bitcoin pode dar origem a novas cidades também alimenta o projeto de Próspera, em Honduras e Zuzalu em Montenegro.
De todos, o projeto mais destacado é o da Solano City, na Califórnia, que pretende transformar a pequena cidade de Rio Vista num centro moderno, inteiramente pensado para o setor de tecnologia.
Ao longo da história, diversas cidades foram erguidas com a pretensão acomodar novas formas de viver e trabalhar.
Brasília, Washington, São Petersburgo são exemplo de capitais construídas, assim como a Fordlândia, erguida em plena selva amazônica.
Projetos de novas cidades são sempre ambiciosos e guardam riscos na mesma proporção, como o caso da falida Forest City, na Malásia.