Equipe Mapfry
upon
Jan 7, 2025
Expansão e Venda de Franquias

Aconteceu no dia 30 de maio de 2023 na sede da ABF e também em formato híbrido, o imperdível curso Expansão e Venda de Franquias ministrado pelo Adriano Magalhães, diretor do Grupo Salus e responsável pela forte expansão da rede Mapple Bear.

Estivemos lá e vamos resumir nossos principais aprendizados

A escolha pelo formato de franquia é uma escolha em benefício do crescimento.

Mas nem tudo deve ser feito em nome do crescimento, esse foi um dos pontos mais frisados no curso.

A ABF está em campanha pelo Franchising Íntegro, que é a transparência e clareza com os interessados a respeito dos compromissos assumidos e benefícios esperados.

A DRE (Demonstração de Resultados do Exercício) deve ser apresentada com extremo cuidado a fim de não projetar expectativas irreais, por isso seu compartilhamento não é recomendado.

Esta etapa, assim como envio da COF (Circular de Oferta de Franquia), só deve ser trabalhada se todas as demais tiverem sido superadas.

Uma baita lição sobre como conduzir uma negociação, mantendo o controle sobre as informações mais sensíveis sob uma política on a need-to-know basis, ao prover detalhes apenas quando eles são necessários. 

Isso protege os interessados e as franquias. 

Até porque, para as franquias chegarem a esse ponto da consideração por potenciais franqueados, acontece uma batalha intensa pela atenção.

Queremos você

Materiais promocionais com diversos apelos do tipo “Seja seu próprio chefe”, “Fature até 1 milhão”, “Faça o que você gosta e ainda ganhe por isso”, são tentativas, que todo mundo faz, de se destacar na multidão.

Essa batalha é cara, com anúncios, eventos, feiras e uma taxa de conversão baixa.

O meio que vem despontando, que além de ser mais barato e converter muito mais, é o member get member, franqueados satisfeitos indicando a franquia para outras pessoas com perfil.

Seja pelo meio que for, a partir deste ponto, a franquia terá conquistado o interesse do potencial franqueado. 

Conexão

Neste momento, a história da marca passa a ser o principal diferencial, quando se deve estabelecer as conexões certas e validar se aquele potencial franqueado tem o perfil e os meios para fazer parte da rede.

Assista ao filme A força de um sorriso 

Estabelecida a conexão da marca com o interessado, validado seu perfil e sua capacidade de investimento, é hora de firmar os primeiros acordos.

O tempo entre captar a atenção, despertar o interesse e chegar aos primeiros acordos não pode ser maior do que 48 horas.

Quem deixa passar mais tempo, muitas vezes por conta de um final de semana no meio, corre o alto risco de ver o franqueado fechar com outra marca.

Speed is of the essence, velocidade é a alma do negócio.

Acordos prévios

São etapas ainda pré-contratuais, importantes para alinhavar os importantes passos que virão depois e assegurar o comprometimento do futuro franqueado.

Validações jurídicas, operacionais e mercadológicas:

  • Apresentação dos termos do negócio
  • Das obrigações do franqueado
  • Do papel da franquia
  • Dos direitos do franqueado

É nesta etapa que será validada a região do franqueado, se ela está dentro do Mapa da Expansão e qual o território lhe será nomeado.

Mapa de Expansão

A partir de critérios de alto nível, como unidades por mil habitantes, ou unidades por milhões de reais em potencial de consumo nas classes A/B/C, a rede tem uma visão de onde pode instalar unidades.

Fora desses lugares nem adianta abrir negociação.

Se estiver dentro de uma área prevista no Mapa de Expansão, o estudo vai avançar para os lugares com características e potencialidades para a abertura de uma nova unidade.

Aqui encontramos uma evolução no processo clássico.

Antes, era comum as redes terem áreas de inteligência de mercado, análise de expansão, que concentravam o poder de avaliação e aprovação de territórios.

Era assim porque havia pouco conhecimento sobre como realizar estudos e limitadas.

Hoje é recomendado que o próprio consultor faça uma avaliação prévia, validando o padrão de mercado da rede, submetendo dúvidas consultas a um time de apoio em análise.

Acesse o Mapa da Expansão

O time de análise deixa de ser um gargalo e passa a dar suporte às negociações. 

Isso muda o jogo, pois acelera muito o processo e mantém o consultor como único ponto de contato, além de aumentar sua autoridade profissional, resulta em laços mais fortes que serão essenciais para a assinatura dos contratos.

Esta etapa se encerra com a definição do território que irá para o contrato.

A partir dela, pode ser dado início ao ciclo de treinamentos, busca de ponto e imóvel, aprovações legais, recrutamento. 

São etapas que levam tempo e correm em paralelo aos esforços de inauguração da nova unidade.

Do modelo clássico ao moderno, vemos uma evolução na velocidade de negociação com redução nos custos de análise.

Referências

Análise crítica da expansão de uma rede

Cursos

Análise e Expansão de Franquias

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Adriano Magalhães e a turma presencial da edição de maio de 2023