Custo elevado
Embora inicialmente caro, o Geomarketing sempre valeu o que custava por conta de seu efeito positivo sobre os ganhos de mercado.
A partir da chegada da Mapfry e sua política de preços acessível e transparente, as demais plataformas passaram a praticar preços mais razoáveis.
Complexidade na operação
Plataformas clássicas são mais orientadas à funcionalidade do que à usabilidade, privilegiando mais recursos em detrimento de uma lógica de uso coesa.
Para muitos analistas, essa complexidade se justifica por permitir análises mais profundas e insights mais personalizados.
Bem por isso, que usuários que dominam as plataformas mais complexas acabam atuando nichos de mercado.
Dependência de dados de qualidade
Tem gente que pensa que montar uma base geodemográfica é tão simples quanto "ir no site do IBGE e pegar dos dados".
A representatividade e consistência destes dados depende de diversos tratamentos geográficos, espaciais, estatísticos e demográficos.
Além disso, é necessário manter a atualização contínua das bases de dados para manter a competitividade.
Tudo isso exige um esforço constante e atualizações tecnológicas para a melhor entrega da informação.
Cobertura Geográfica
Algumas plataformas oferecem planos com cobertura limitada a Municípios ou Estados.
Desde que a Mapfry passou a oferecer informações relevantes em seu plano gratuito, que cobre todo o Brasil, esse modelo está sendo defasado e tende a acabar.
Análise incorreta
A importância da interpretação dos dados leva à contratação de especialistas que possam orientar e qualificar outros profissionais, fortalecendo a capacidade analítica da empresa.