Aqui voltamos à primeira lei da Geografia
"Todas as coisas estão relacionadas com todas as outras, mas coisas próximas estão mais relacionadas do que coisas distantes"
Waldo Tobler
A área de um hexágono corresponde a aproximadamente 15.047,5 m², é compatível com uma escala urbana local ou muito restrita.
Para facilitar a compreensão, pense em exemplos práticos:
- Campo de futebol oficial (FIFA): aproximadamente 7.140 m²
Logo, 15.047,5 m² seriam cerca de 2 campos de futebol - Quadra urbana típica: pode variar entre 10.000 e 20.000 m²
Portanto, esta área estaria próxima a uma quadra urbana de tamanho médio
A preferência pelos hexágonos vai além da leitura facilitada em mapas, simplificando também cálculos que levem em consideração a vizinhança, cada hexágono possui 6 vizinhos.

Existem outros formatos simplificados de exibição de dados, como a grade estatística do IBGE, que são recortes quadrados do território, ou os clássicos Setores Censitários, menor porção territorial utilizada pelo IBGE para planejar e realizar levantamentos de dados do Censo e Pesquisas Estatísticas. Ainda podem existir outros, como as Áreas de Ponderação.



Tanto as Áreas de Ponderação, quanto os Setores Censitários são recortes que atendem às necessidades operacionais do IBGE na coleta de informações em campo.
Seu uso para leitura de mapas é irregular, uma vez que ambos podem variar muito em dimensões e até conteúdo.
Enquanto a Grade Estatística é uma medida homogênea, o que facilita muito a leitura de informações em mapas, uma vez que cada área tem a mesma dimensão, variando apenas seu conteúdo, com 1/3 menos vizinhos que os hexágonos, daí nossa preferência pelo Grid Hexagonal;