Mostrar todas as categorias
O mapa que nunca para de mudar

Estamos transformando o Geomarketing com sua a ajuda

A Sabedoria das Multidões (The Wisdom of Crowds), livro de James Surowiecki, defende um grupo de pessoas comuns pode ser mais inteligente do que a pessoa mais inteligente do grupo.

O exemplo mais famoso vem de um experimento conduzido em uma feira no início do século XX. 

Um cientista pediu que os visitantes estimassem o peso de um boi, as respostas variaram amplamente, mas quando ele fez a média das estimativas, o número final estava absurdamente próximo do peso real do animal.

Inteligência coletiva é uma vantagem competitiva

Imagine um mapa antigo, amarelado pelo tempo, desgastado pelo uso, belo em seus detalhes desenhados à mão.

Seu valor está nesse aspecto histórico, mas nada em seu poder informativo, provavelmente por estar desatualizar em diversos aspectos.

Mesmo hoje, cada mapa que publicamos, dias depois, começa a se descolar da realidade. De início bem, pouco, mas com o tempo, ele fica até traiçoeiro, podendo apontar coisas que não existem mais. 

Mapas existem para representar o mundo lá fora, e deveriam ser tão vivos e dinâmicos quanto a realidade que tentam representar. 

É dessa forma que queremos que você  veja as informações, como algo seu, que pode crescer com seu olhar crítico. 

Mapas estáticos

Nos primórdios da cartografia digital, a promessa era exatidão.  Mas havia um problema: o mundo muda mais rápido do que qualquer um pode registrar.

E aí entrou o Google Maps, talvez o pior mapa da época.

Quando o Google permitiu que qualquer um, em qualquer lugar, sugerisse mudanças, criou um organismo que se autonutre, se autoajusta e que, como um bom vinho, melhora com o tempo.

Hoje ninguém questiona a qualidade do Google Maps. 

Já é realidade

Ninguém consome passivamente nossos dados, cada um dos milhares de usuários valida as informações em seu bairro, na sua rua, e comprova sua fidelidade.

E quando encontram alguma coisa que parece fora da ordem, nos trazem a questão. 

Sempre que recebemos um questionamento, revisamos os dados daquele lugar, confrontamos a metodologia e procuramos outros pontos de informação. 

Em muitos casos, a percepção nos prega peças, e os dados são úteis por isso, agem como um contraponto.

Mas também nos deparamos com situações em que a melhoria é necessária e o ajuste é feito.

Coautoria

A contribuição que vem dos usuários da Mapfry não é apenas uma conveniência tecnológica, é nossa proposta de valor trazer todos para o Geomarketing.

Há uma crença tácita de que as pessoas, quando presenteadas com algo valioso, pensam em formas de retribuir, e de fato o fazem. 

Todos recebem acesso a uma ferramenta profissional, enquanto nós acessamos o olhar crítico de quem está analisando um lugar para abrir um novo negócio.

Ainda vamos manter o controle centralizado, mas estamos descentralizando a crítica. 

Até porque, como aprendemos com a Sabedoria das Multidões, que nem mesmo toda nossa capacidade como especialistas veteranos é maior do que o poder da colaboração.

Venha fazer parte desse ecossistema de inteligência de mercado

 app.mapfry.com

Esse artigo te ajudou?