Mostrar todas as categorias
Como decidir entre a plataforma moderna e a vintage?

Esse é um dilema comum de quem vai trocar de carro.

O que vale mais, investir no modelo zero quilômetro com menos acessórios ou arriscar um usado completão?

Separamos algumas matérias que abordam esse processo de decisão:

  1. Carro zero-quilômetro ou usado, qual é mais vantajoso?
  2. Será que vale a pena comprar um carro novo?
  3. O que é melhor: seminovo básico ou usado 'completão'?

Lendo as matérias você vai descobrir que carros mais antigos usam algumas estruturas ultrapassadas e menos eficientes.

Ainda que a desvalorização desses modelos tenha reduzido o peso da compra, a manutenção não se desvaloriza e há um custo de longo prazo em sustentar um modelo desatualizado.

Por outro lado, quem escolhe um antigão pode encontrar recursos extras não disponíveis nas versões básicas dos modelos novos.

A questão é avaliar bem se esses recursos extras são assim tão importantes, pois será por conta deles que você vai se comprometer com a aquisição de uma versão mais antiga.

O que isso tem a ver com a decisão de qual plataforma de Geomarketing você vai adotar?

A Mapfry trouxe diversas inovações e isso tem levado muita gente a repensar suas escolhas.

Fizemos o paralelo com o mundo automotivo porque é mais provável que você tenha decidido entre um carro novo ou usado do que por alguma plataforma de Geomarketing.

O processo de decisão não é tão diferente assim:

  • Plataformas antigonas foram construídas usando sistemas desatualizados, alguns já não recebem manutenção de quem os comercializava
  • Isso resulta em inúmeros bugs e, nos casos mais graves, as correções tem que ser feitas pelos times da própria empresa que, por conta disso, deixam de trabalhar em inovação
  • Essa arquitetura do passado encarece a plataforma em si, uma vez que é preciso manter times de especialistas em tecnologias ultrapassadas
  • O único lado bom das antigonas é que suas décadas de desenvolvimento levam a um conjunto mais amplo de funcionalidades, bem na linha dos acessórios extras dos carros usados

Panela velha é que faz comida boa?

Já as plataformas mais modernas são:

  1. Mais rápidas, uma vez que usam recursos super atuais que aceleram o processamento das informações
  2. Mais simples, seu design atual se traduz em fluxos de uso mais amigáveis
  3. Mais acessíveis, a tecnologia avança no sentido da democratização

Em 1996, um computador Infoway com processador Pentium 166Mhz e 16 MB de memória custava cerca de 30 salários mínimos, quase 40 mil reais em valores atualizados.

Se a decisão de qual carro comprar é pessoal, a escolha de sua próxima plataforma de Geomarketing é profissional e deve ser guiada pela vantagem competitiva que ela irá te proporcionar.

Caso algum recurso adicional da plataforma antigona seja significativo para seu sucesso ao ponto de justificar os custos mais altos e a usabilidade defasada, você deve seguir com essa contratação.

⚠️

Tenha atenção aos contratos de longo prazo que essas plataformas antigonas tentam impor a fim de impedir que você mude de ideia mais adiante.

⚓️

Case Royal Navy

Recentemente, a Marinha Real da Inglaterra anunciou a aposentadoria de seis navios que ainda tinham alguma vida útil pela frente.

Essa decisão gerou um debate na comunidade ligada ao tema, afinal o momento geopolítico está turbulento e esses navios poderiam ser úteis em algum cenário.

A Royal Navy defendeu seu movimento estratégico em direção ao avanço de tecnológico, pois a mera manutenção destes navios desviaria recursos de programas de inovação.

O entendimento geral é que a vantagem está com quem conta com as tecnologias mais modernas e não em quantitativos desatualizados.

Eles chamam esse processo de Sunset, pôr-do-sol, algo como final de ciclo.

Fizeram esse movimento para abrir espaço para as tecnologias Sunrise, amanhecer, início de um novo ciclo focado nas novas dinâmicas do mundo moderno.

-------------------

Este artigo é a continuação do Como escolher sua plataforma de Geomarekting

Esse artigo te ajudou?