Você busca entender melhor o que é Geomarketing.
Daí vai no Google e se depara com resultados do tipo:
Entenda o que é Geomarketing
Geomarketing, o marketing por localização
Principais conceitos de Geomarketing
Os textos te trazem respostas como:
Geofencing - monitoramento por GPS em algumas áreas (fencing = cercas), uma vez dentro dessa cerca o público-alvo recebe uma mensagem ou anúncio direcionado.
Geotargeting - monitoramento contínuo da localização dos públicos, em geral usando o GPS dos celulares, para entendimento de seu perfil de circulação.
GeoIP “Site localizado” - quando o site pede para acessar sua localização e altera o conteúdo de acordo com ela, produtos e preços podem ser alterados em função de sua região de origem.
Nada disso é Geomarketing!
Geomarketing é o estudo das populações no território e entendimento de seu comportamento de consumo.
Por exemplo, pessoas mais conservadoras preferem produtos que reflitam esse modo de pensar, assim como aquelas do campo progressista vão ter outras preferências de consumo.
Quando você estuda uma localização e quem mora e circula por ali, você entende melhor quais produtos e serviços poderiam ter mais sucesso.
Com o Geomarketing também é possível buscar por lugares onde o seu perfil de público esteja mais presente.
Em resumo, seja avaliando um ponto para medir a presença de público-alvo ou buscando lugares com concentração dele, você está fazendo uma análise de Geomarketing.
Apenas após a análise é possível definir a melhor estratégia de marketing, que pode ser tanto uma distribuição de folhetos, uma campanha de mídia exterior em pontos de ônibus, um anúncio digital geograficamente direcionado. Mas isso tudo é marketing, formas de chegar a um público já identificado.
Geofencing, Geotargeting ou GeoIP são apenas algumas formas de agir a partir do conhecimento adquirido com as análises de Geomarketing. Poderiam até ser agrupadas num conjunto mais amplo de recursos de inteligência geográfica, mas não são Geomarketing.
Vale chamar a atenção para a desatualização dessas técnicas.
Sistemas operacionais de celulares já não compartilham informações de localização com facilidade, inviabilizando campanhas digitais baseadas na localização precisa e contínua, como as cercas ou o monitoramento permanente.
Já o GeoIP também depende do consentimento ao acessar o site, bem como pode ser configurado o bloqueio de compartilhamento dessa informação.
Ao final, Geofencing, Geotargeting ou GeoIP, além de não serem Geomarketing, são técnicas em desuso.